segunda-feira, 25 de março de 2013

E a tal da estabilidade no serviço público?

Podem me jogar pedra se quiserem. Mas quanto mais o tempo passa, mais eu vejo que essa coisa da estabilidade é prejudicial. 

Na aula de Direito do Trabalho a gente escuta que estabilidade é o maior desejo de todo trabalhador. E pode até ser. Mas não deveria. É por culpa da estabilidade que o serviço público tem certos problemas que todos sabemos que tem. É por culpa da estabilidade que muitos dos professores das Universidade Publicas não se preocupam em ir dar aula. Aliás, sobre isso, tenho que dizer que não importa o quanto um professor seja bom, é primordial que ele dê as aulas que tem que dar. É obrigação dele!

E a estabilidade é ruim não apenas para quem depende dos servidores publicos de alguma forma, mas também para os próprios "estáveis". Em virtude dela, muita gente opta por concurso não por gostar do que vai fazer se passar, mas unicamente pela estabilidade. Aí surgem pessoas insatisfeitas com o trabalho e que, mesmo assim, não mudam porque tem o salário no fim do mês garantido e preferem ser infelizes a arriscar.

Além de tudo, ainda corre o risco da pessoa estagnar, acomodar. Aquilo ali está mais ou menos ok e ela não busca se melhorar, se capacitar mais e ser cada vez melhor naquilo que faz. Mesmo porque provavelmente não faz o que gosta.

Podem me chamar de louca, mas cada dia que passa aumenta a minha sensação de que estabilidade não é uma coisa tão boa assim...


Ps.: Gostaria de escrever algo mais elaborado, mas estou na correria de final de período... Sem tempo!

4 comentários:

  1. A estabilidade nasceu para proteger o servidor público,que sempre estava ameaçado de perder o emprego devido a questões politicas.A cada 4 anos era uma enxurrada de demissões no serviço público.O servidor não podia se manisfestar livremente,muito menos exercer sua cidadania.Ou vc acha que era fácil ficar calado sem nenhuma salvaguarda trabalhista?Eu sofri isso na pele.Melhor vc reavaliar seus conceitos.rs

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo a importância da estabilidade. E especialmente no começo. Mas acho, sim, que ela precisa ser revista. Hoje ela é utilizada por muitos para "não trabalhar" ou "trabalhar pouco". Eu vejo isso diariamente, pois sou bolsista de um órgão público.

    Na verdade, meus conceitos já foram reavaliados, pois antes de ter essa experiência, eu era absolutamente a favor. Inclusive defendia os funcionários públicos quando pessoas os chamavam de "preguiçosos". Talvez o serviço público melhorasse muito se houvesse algum tipo de fiscalização de produtividade ou algo assim.

    Mas a estabilidade vem gerando muitos problemas a meu ver. E por isso não consigo ser tão a favor dela mais.

    ResponderExcluir
  3. Existem meios para para avaliar o profissional que não cumpre com seu dever.Não dá para generalizar,a maioria dos servidores públicos do país é mal remunerada e trabalha pra caramba,principalmente na área da educação.

    ResponderExcluir
  4. A maioria dos BRASILEIROS é mal remunerada. E eu realmente não sei se esses meios de avaliação funcionam...

    ResponderExcluir

What you share with the world is what it keeps of you - O que você compartilha com o mundo é o que o mundo guarda de você.