segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Solidão ou sobre estar só


Eu gosto de estar sozinha, gosto de poder "ouvir" o silêncio, de não precisar me falar, me explicar, me colocar. Eu gosto de parar e não precisar ouvir barulho... de crianças, de adultos, de músicas, de nada.

Acho que nunca encontrei ninguém que fosse capaz de compreender tudo isso de verdade. Alguém que realmente gostasse de silêncio e de solidão tanto quanto eu gosto.

Talvez por isso nem eu mesma compreenda. Por vezes me acho estranha, fico achando que devo ter algum problema. Mas me disseram que sou normal. 

Deve ser porque eu sou intensa demais e os momentos de solidão são os únicos que não demandam de mim coisa alguma. Nem intensidade, nem "mornidão". Eu posso simplesmente estar ali e nada mais. 

Esse apreço todo pela solidão por vezes me dá certo medo. Será que isso fará de mim uma pessoa solitária? Será que estarei fadada a ser, de certo modo, sozinha? Já me fiz essas perguntas tantas vezes...

A questão é que eu amo a solidão, mas eu também amo as pessoas e amo as boas companhias. Às vezes é difícil me dividir entre esses dois amores, porque nem todos compreendem que o "querer estar só comigo" não tem nada a ver com eles. Essa sou apenas eu e minha vontade de estar só. 

É essa falta de compreensão que me dá medo da solidão. E se ninguém for capaz de compreender e todos se afastarem? Eu quero poder fazer a escolha de estar só, e não ser obrigada a isso. Ainda que pareça egoísta dizer isso... 

Porque a solidão é só coisa de momento, mas meu amor pelas pessoas é muito maior do que isso. 

2 comentários:

  1. Que lindo! Sinto exatamente isso muitas vezes!!!
    Acho inclusive que é o que Maysa queria dizer quando se questionava "Não entende como pode gostar tanto da solidão e achar tão insuportável viver sozinha", são coisas distintas, não precisamos escolher uma cosia ou outra.
    Ter momentos de silêncio é muito importante! :)

    ResponderExcluir
  2. É... acho que é bem isso mesmo, amiga!

    ResponderExcluir

What you share with the world is what it keeps of you - O que você compartilha com o mundo é o que o mundo guarda de você.