sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Busque a sua própria forma de felicidade


Às vezes é difícil ser quem você realmente é. O mundo parece tentar te esmagar, algumas pessoas parecem lutar contra a sua felicidade. Ou ao menos você se sente dessa forma. Mas o fato é que cabe a você encontrar sua própria forma de felicidade.  

As pessoas dizem muitas coisas. A sociedade diz muitas coisas. Que a felicidade depende de quanto dinheiro você ganha, de que coisas você tem, do seu sucesso profissional ou das viagens que você faz. 

Eu arrisco a dizer que nada disso traz realmente felicidade. Nem mesmo as viagens, que abrem tanto a mente. Porque por mais clichê que seja, felicidade vem de dentro. Se você não a encontra dessa forma, não importa o que faça, nada vai adiantar. 

E é por isso que autoconhecimento é tão importante. Só através dele você será capaz de se compreender e descobrir que tipo de vida te fará feliz. Quando você se encontra e entende o que quer pra você a felicidade já começa, porque o seu caminho se inicia a partir desse autodescobrimento. 

Para algumas pessoas, o caminho vai na contramão do que a sociedade prega como melhor. Na verdade, é possível que todos tenham um caminho diferente do que pregam por aí. O problema é que poucos realmente estão dispostas a se conhecer.

O mundo corrido em que vivemos, com tantas informações o tempo todo, impede que nos voltemos para dentro. Poucos parecem decidir se conhecer, se compreender, se melhorar. Entretanto, quem deseja ser feliz, precisa disso. Não adianta buscar em nada externo. 

Infelizmente, muitos parecem estar mais dispostos a apontar o que o outro deve fazer para ser feliz do que buscar isso para si mesmos. E é aí que você precisa estar atento para não confundir o que querem te impor como felicidade com o que você realmente deseja. Quando encontrar o seu caminho, seja firme, porque muitos tentarão te fazer mudar. 

E por favor, quando você encontrar a sua forma de ser feliz, não cometa o mesmo erro que cometeram com você: não tente impor esta forma a ninguém. Porque cada um sabe os caminhos que deseja (ou não) trilhar para se sentir bem e em paz consigo mesmo. E isso é grande parte da felicidade que todos queremos alcançar.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Por favor, não se conforme.


Eu não me conformei. Por favor, você não se conforme. 

Acredito que todos nós temos algumas tendências negativas das quais não é fácil nos livramos, seja porque "nascemos assim" ou porque "fomos criados assim". Tem aquele que tende a olhar sempre o lado ruim de tudo - o pessimista; aquele que não acredita em si mesmo por nada no mundo - autoconfiança? Que palavra é essa?; aquele que está sempre se comparando com os outros e sempre se achando ruim - auto-estima zero; e por aí vai. 

Nem sempre é fácil viver nesse mundo - eu bem o sei. Já me encaixei muito naquele tipo de pessoa sem autoconfiança nenhuma em si mesma. Hoje sou bem diferente disso. É por isso que escrevo esse texto. Escrevo pra você que se acha incapaz de mudar, que acha que nasceu assim e vai morrer assim. Escrevo pra você que, no fundo, é um conformado. 

A sociedade nos diz muitas coisas. Entre elas, nos faz acreditar que somos do jeito que somos e pronto. Porque todo mundo quer mudança, mas todo mundo tem medo de mudança. Mais do que isso: querem sempre que ela venha de fora pra dentro, quando isso é impossível. Não é clichê: se queremos mudar algo no mundo, de fato precisamos começar por nós mesmos.

E modificar o que temos de ruim não é fácil. Primeiro de tudo, precisamos descobrir quais são esses problemas; a partir daí precisamos aceitá-los como partes de nós. Tem gente que pára nessa fase de aceitação, mas acredito que autoconhecimento passa também por automodificação, por decidirmos que tipo de pessoa queremos ser e lutarmos para alcançar isso - e não estou dizendo que vamos resolver tudo em apenas uma fase da vida.

Crescer, evoluir, se modificar, se melhorar. Acredito que esse é um dos motivos de estarmos aqui, vivos. 

Depois da aceitação, é necessário partirmos para a parte da modificação. Essa sim é a parte difícil. Felizmente acredito que muito do que somos é construído por nossos hábitos. Sobre isso, recomendo imensamente a leitura do livro O Poder do Hábito. E ao contrário do que muitos pensam, eles são modificáveis, moldáveis ao que queremos. 

Se você quer, por exemplo, juntar dinheiro para uma viagem, precisa sentar e pensar quais são os cortes que é possível fazer e fazê-los. Se quer se tornar uma pessoa produtiva, precisa criar uma rotina que o leve a alcançar isso. Tem pessoas que pensam que ter rotina é um martírio, mas ela não é uma prisão, afinal, é você que constrói a sua rotina de acordo com o que deseja pra si. Ou pelo menos deveria buscar fazer dessa forma - mesmo que tenha que trabalhar 8h/dia (e aí entram alguns problemas que eu abordei aqui) - porque sempre temos controle de, pelo menos, uma parte do nosso dia.

Não se conforme com quem você acha que é. Comece modificando seus pensamentos sobre você mesmo. Não se coloque como vítima ou como único no mundo que quer ser diferente ou fazer a diferença. Você não é. Tem um monte de gente por aí se sentindo como você. Embora sejamos seres únicos - e acredito plenamente nisso - tem sempre alguém que se assemelha a nós em algum sentido. Não brade ao sete ventos frases como "eu sou assim e não vou mudar", "eu não consigo fazer isso", "eu não sou capaz". Leia as frases novamente. Percebe como é triste pensar assim? Então pare. Como nos disse Buda, nós construímos o nosso mundo através dos nossos pensamentos. Eles tem uma força muito maior do que imaginamos. E esses pensamentos, quando exteriorizados, parecem ter uma força ainda maior de construir quem somos. 


segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Buquê de brócolis - dica de conservação



Bom dia, bom dia, bom dia :D

Nova sessão no bloguinho pra falar de alimentação saudável. Venho logo de cara com uma dica que descobri umas semanas atrás: buquê de brócolis. 

Não sei vocês, mas eu amo um brócolis fresquinho e crocante. Hahaha O que me incomodava era o fato de que ele dura muito pouco na geladeira e quando estraga o cheiro é horroroso. Aí descobri essa dica simples e prática de conservação: montá-lo como se fosse um buquê e deixá-lo na geladeira com um copo de água. Essa água deve ser trocada uma vez por dia. Fiquei impressionada como aumentou a durabilidade: desse jeito pude comer brólolis fresquinho por uma semana praticamente (não lembro se foram 6 ou 8 dias rs). 


Ps: Desculpem a péssima qualidade dessa foto... celular ruim já viram como é... rs