quarta-feira, 22 de julho de 2015

Sobre sucesso e futuro profissional



Há dias venho sentindo vontade de escrever por aqui. Meu filhote anda meio abandonado muito mais por falta de inspiração do que por falta de tempo. Este tem sido curto sim, mas quando queremos algo encontramos um jeito de colocar as mãos na massa. O fato é que a correria do dia-a-dia pode nos fazer seguir em frente meio que no automático e isso é bem ruim. Por sorte eu voltei a meditar e ando refletindo muito sobre a vida, o mundo, o futuro e mais um tanto de coisas que passam pela minha cabeça naturalmente reflexiva...

Recentemente fiz um questionamento no Facebook relativo à obrigatoriedade de querer ser "bem sucedido" profissionalmente. Eu sinto que as pessoas não refletem sobre si mesmas e sobre o que querem para si. Apenas seguem a massa como uma manada que anda junto sem nem saber direito que líder está guiando (não que eu ache que na natureza seja assim, é apenas uma analogia). 

Para a minha alegria, meus amigos de Facebook são mais reflexivos que a maioria, ao que parece. Que bom! 

O fato é que parece que estamos sempre sendo cobrados e nos cobrando ainda mais. E é difícil ir contra o que parece certo e previamente moldado. São tantos discursos que às vezes fica difícil saber no que acreditar. 

Profissionalmente falando tem aqueles que buscam meramente a estabilidade, em sua maioria através de concursos públicos. Tem também aqueles que pregam o tal do "faça o que você ama" (e um monte de gente que já está ganhando dinheiro em cima desse discurso, supostamente ensinando como "rentabilizar" um sonho e ficar rico fazendo o que se gosta). Tem aqueles que escolhem a profissão com base no possível retorno financeiro e do status que aquilo pode gerar. 

Enfim, as maneiras são muitas, mas a maioria sempre está pregando (como Igreja mesmo) o que precisamos fazer pra ser bem sucedidos, como se não fosse possível uma ideia diferente de sucesso que não envolva muito dinheiro, status ou bens materiais. Por que tão pouca gente parece ver essa possibilidade como possível ou saudável? Por que o próprio discurso do "faça o que você ama" parece sempre levar à necessidade de ser "foda" e ganhar muito dinheiro com isso? Isso sem comentar que as pessoas que pregam esse discurso por aí excluem completamente dele a maioria esmagadora de pessoas normais (e pobres, no geral) que dependem de trabalhar pra comer. Mas isso já é assunto pra outro post. Aliás, esse assunto poderia gerar vários posts. 

Eu tenho um sonho profissional. Uma vontadezinha no meu íntimo que parece um chamado. E eu quero correr atrás dele. Mas isso não quer dizer que essa seja minha única opção e muito menos que sou obrigada a perseguir esse sonho como se fosse minha única possibilidade de felicidade. Isso não quer dizer nem mesmo que eu tenho que usar todas as minhas energias pra alcançar isso. 

Sinceramente? O mundo é um lugar de infinitas possibilidades (infelizmente não para todos...vale lembrar)! Eu tenho, sim, um sonho profissional, mas ao lado dele eu tenho diversos outros sonhos que eu não vou deixar pra viver só depois que já tiver o tal do "sucesso profissional" (que aliás, pra mim, é muito diferente do que a maioria prega). Eu tenho algumas ideias sobre o caminho a seguir, mas eu não tenho um futuro previamente planejado, com cada passo traçado e etc. Por sinal, quem acha que tem isso deve parar e refletir, porque a vida, por natureza, é incerteza. E sabe de uma coisa? Essa incerteza é uma das partes mais incríveis da vida! 

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What you share with the world is what it keeps of you - O que você compartilha com o mundo é o que o mundo guarda de você.