segunda-feira, 26 de maio de 2014

Algumas pessoas querem que você seja o mesmo para sempre


NÃO DÊ OUVIDOS A ELAS!



Não importa se são seus pais, amigos, namorado ou namorada. Alguém sempre vai ter expectativas não atendidas em relação a você. O que importa mesmo é a sua consciência tranquila e a certeza de que é e busca cada vez mais ser a pessoa que quer ser. 

Algumas pessoas querem que você se petrifique no tempo e seja a mesma pessoa eternamente. Mas ninguém é, e você não precisa atender ao que os outros esperam de você. Não é que você vai descartar tudo que te falarem, mas é preciso saber absorver o que é pertinente e o que não passa de frustração de quem tá do outro lado e não enxerga em você o que gostaria de enxergar.

Não existe mal algum em buscar novos horizontes e descobrir novos interesses. Que graça teria a vida se tudo fosse sempre do mesmo jeito? Existe algo em você que nunca vai mudar, aquilo que é a sua essência: eu tendo a acreditar que ela está naquilo que chamamos de caráter, tem a ver com a forma como você trata as pessoas à sua volta e a forma como você lida com as pedras no caminho. 

Se você segue esta ou aquela seita religiosa (ou não segue nenhuma), o que importa mesmo é a sua fé. E fé não tem nem mesmo relação com acreditar em Deus, necessariamente. Tem muito mais relação com acreditar na vida e em tudo de bom que ela pode te trazer. 

Se você gosta de filmes de terror hoje e de comédias românticas amanhã, qual é o problema? É assim que você expande horizontes e se descobre ao longo da vida. Nós não somos estáticos, não precisamos ficar agarrados sempre no mesmo lugar, fazendo e gostando sempre das mesmas coisas. 

Isso não é não ter personalidade. Isso é apenas se permitir abrir ao novo. E quando você se abrir ao novo, esteja preparado: algumas pessoas vão estar com pedras na mão, e críticas na ponta da língua. Mas permaneça com as suas crenças e com as mudanças que você se permite fazer (você e ninguém mais). Isso com certeza vai atrair quem se assemelha a você e vai excluir quem não respeita seu modo de ser. Essa exclusão pode ser temporária e durar o tempo necessário para que essa pessoa perceba que você não está no mundo para ser do jeito que ela deseja, ou pode mesmo ser permanente. Mas isso só o tempo dirá.

No fim das contas, duas coisas importam mesmo na vida: as pessoas que ficam, que são aquelas que te respeitam e gostam de você pelo que é e não pelo que elas gostariam que fosse; e se você tem coragem de bancar as consequências de todas as suas escolhas sem exigir que o outro faça isso por você. 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ingratidão - um dos piores sentimentos


Muita gente sabe dos benefícios da gratidão, tanto à vida (ou a Deus, como queira), quanto às pessoas que nos fazem bem. Em contrapartida acredito que a ingratidão seja um dos piores sentimentos. E é algo que me deixa indignada de ver. 

O mais triste é que muitas vezes parece que as pessoas não se dão conta do quanto estão sendo ingratas. Por exemplo: você tem um amigo que se desdobrou em um momento difícil da sua vida para te ajudar. Quando essa pessoa precisa de ajuda, você simplesmente ignora solenemente esse fato e segue sua vida como se nada tivesse acontecido. 

Eu não acho que você seja obrigado a ajudar o outro pelo fato dele ter te ajudado, mas acho egoísta e, talvez, até cruel, não fazê-lo. Acredito que a gratidão deve fazer parte das relações humanas. O mundo seria um lugar muito melhor pra se viver se todos se dessem conta disso. 

Acredito que não é fácil não ser ingrato em nenhum momento da vida, muitas vezes pedidos de ajuda podem passar despercebidos, mas não custa nada ficar atento ao mundo à sua volta e tentar estar presente quando o outro precisa. Não é fácil conviver e nem é fácil buscar um mundo melhor, mas não podemos deixar de tentar. 

Então o que acha de tentarmos não ser ingratos hoje e todos os dias que se seguirem? 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Sobre incertezas, riscos e felicidade.


A vida é mesmo muito incerta: você nunca sabe o que vai encontrar do outro lado, você nunca poderá ter certeza a não ser que você arrisque. Se quer mudar de emprego, de área, de faculdade, de vida, de qualquer coisa, você só vai saber como vai ser se tentar. Não adianta calcular, não adianta especular, não adianta fazer lista de prós e contras. No final você só vai saber mesmo se for lá e arriscar. 

Não é que você deva sair por aí promovendo mudanças na sua vida a torto e a direito sem pensar muito, mas também não adianta ficar quebrando a cabeça eternamente diante do ''e se''. A verdade é que qualquer decisão que você tomar vai ter pontos bons e ruins envolvidos. A vida é assim. Você precisa se colocar diante do espelho e se perguntar: estou disposto a assumir o lado ruim pra aproveitar o lado bom? Se a resposta for sim, se você não suportar mais a situação como está, seja ela qual for, assuma isso para si e tenha coragem! 

Tenha coragem! Não é possível viver realmente sem coragem. A maioria das pessoas aceita uma vidinha qualquer, sem muito valor; eles apenas continuam de acordo com o estado das coisas, agem como os outros querem e só. Desculpem-me, mas isso não é vida! A vida pode ser extraordinária e isso não é muito difícil. Você só precisa se levantar e dizer pra si mesmo que ela será assim e não se curvar a tudo que é imposto socialmente. 

Pense nisso. Pense no que é felicidade pra você e corra atrás disso. Dizem por aí que não é fácil ser feliz, que depende de um monte de fatores materiais. Mas cá entre nós... isso é uma tremenda mentira! A felicidade genuína está dentro de você. Está dentro de cada um de nós. Só não podemos passar a vida procurando por ela do lado de fora, porque aí sim fica difícil.