sexta-feira, 20 de março de 2015

Desafio Hypeness - Uma semana sem redes sociais


Então eu resolvi aceitar o desafio do Hypeness (este desafio). Aliás, esses desafios deles são muito legais! O próximo que vou fazer é o de ficar sem reclamar uma semana (difícil...).

Quinta a noite decidi que começaria sexta-feira e decidi narrar aqui no blog. Bom, na verdade tem sido bem fácil ficar longe de praticamente todas as redes sociais. Eu só sinto falta do Facebook, embora já tenha entrado duas vezes (em três dias) foi por forças maiores do que eu - e isso ainda é bem menos do que ficar entrando toda hora. Instagram não me faz falta e nem o Pinterest. A única rede social que excluí do desafio foi o WhatsApp, porque nunca tenho crédito no celular e uso o wpp pra falar com a maioria das pessoas e, afinal, a ideia não é se isolar e ficar sem falar com ninguém. Além disso não sou do tipo que tem paciência pra ficar o dia inteiro conversando através dele. 

Enfim, vamos ao que rolou na semana:

1o dia: sexta-feira - já tive um impedimento e tive que entrar no bendito Facebook. Mas foi realmente necessário, porque envolvia uma oportunidade de emprego. Aí aproveitei pra responder uma outra mensagem, mas foi só, não olhei as notificações. 

2o dia: sábado - tive um dia bastante agradável e foi até tranquilo ficar longe de todas as redes.

3o dia: domingo - tive que entrar no facebook de novo porque encontrei uma amiga na rua e ela disse que tinha mandado mensagem num grupo que participo combinando uma comilança (nenhuma das pessoas do grupo me respondia no wpp - triste!); tive que entrar de novo por conta do mesmo motivo de sexta-feira (tirar uma dúvida sobre a oportunidade de emprego). Por isso decidi reinstalar o messenger no celular pra não ter que ficar entrando no Facebook em si. Bem, o que me consola é que realmente só olhei as mensagens que precisava em todas essas vezes que entrei. 

4o dia: segunda - precisei entrar no face pra adicionar uma pessoa que preciso mandar uma mensagem. Mas uma coisa é certa: quando essa semana acabar, vou limitar meu acesso a meia hora por dia. Já tentei isso uma vez e não deu certo, mas dessas vez vou me esforçar pra dar.

5o dia: terça - nada de face! E pensando seriamente em entrar apenas de "dia sim dia não" depois do desafio! 

6o dia: quarta - nada de face de novo. E as outras redes continuam não fazendo a menor falta. Fico pensando se devo sair de alguma...

7o dia: quinta - gente, último dia. Nem acredito que consegui. Confesso que hoje senti muita vontade de entrar no Facebook por não estar num estado de espírito muito bom. Mas resisti. Ponto pra mim! Estou pensando mesmo em mudar minha relação com todas as redes. Inclusive Instagram e Pinterest.

Apenas um adendo: não recebo e-mails do Facebook, mas ontem e hoje eles me mandaram dois perguntando se conheço determinadas pessoas. Você fica sem entrar e eles dão um jeito de te forçar hahahahha Tá doido. 

"Mariana, você tem 95 novas notificações, 3 opções "Curtir" em uma publicação em que você foi marca..." Taí um dos primeiros e-mails que vi hoje. Só rindo, né? hahahahha

Enfim, desafio de uma semana sem redes sociais cumprido! No fim das contas só fiquei mesmo com o wpp e o messenger e não me arrependo. Decidi excluir o perfil do instagram que tinha criado para o blog e vou postar no meu pessoal quando tiver algum post novo por aqui. Além disso, decidi entrar no Facebook só segunda, quarta e sexta e por tempo limitado (1h no máximo). Estou feliz com as minhas decisões e senti que tive uma semana bem mais produtiva do que quando me rendia ao vício. 

E vocês, já tentaram algum desafio parecido? Sofrem com esse tipo de vício?