sexta-feira, 28 de junho de 2013

"Quereres"


Eu não queria ficar ansiosa com o futuro
Mas eu fico.

Eu não queria ter medo de te perder
Mas eu tenho.

Eu não queria ter que decidir
Mas eu preciso.

Eu não queria ter continuado
Mas eu continuei
E agora não sei o que fazer. 

Eu queria poder curar as dores 
De todos os meus amores
Mas é impossível.

Eu queria
Eu queria
Eu não queria

São tantos quereres que me perco
Me perco na vida
Me perco nos caminhos.

Mas talvez
A única forma de se encontrar
Seja mesmo se perder... 

terça-feira, 18 de junho de 2013

Que os protestos sejam apenas o começo...


Confesso que estou sentindo um orgulho imenso por ter participado da primeira manifestação que teve aqui em Juiz de Fora. Foi lindo ver aquele tantão de gente reunida tentando lutar por um país melhor! Já fui em algumas manifestações na minha vida e nunca pensei que fosse ver algo tão grande um dia. A energia daquilo tudo renovou minhas esperanças nesse país. 

Eu quase não fui por conta de uma amigdalite chata, mas eu TINHA que ir, porque vivo falando que não tenho mais esperança nesse Brasil, que quero ir embora daqui assim que puder e etc. Então era quase que uma obrigação eu ir, porque são pessoas com vontade de mudança e é isso que o país precisa. 

Uma das partes mais linda foi ver um Sr. velhinho lá no meio dos jovens agachando e levantando junto com todo mundo. Isso mostra que sempre é tempo de tentar mudar o status quo quando as coisas não estão indo lá muito bem. 


É realmente emocionante ver isso tudo acontecendo.

Mas (quase tudo na vida tem um porém) já está na hora das pessoas focarem. É lindo protestar (e muito válido). Mas de que adianta protestar contra corrupção? Protestar pela saúde, pela educação? O que isso muda? São pautas que todos apoiam! Para elas, precisamos de ações mais efetivas e não sair pela rua gritando como não queremos que as coisas sejam. 

Me incomoda que essas manifestações tenham pautas tão genéricas. Quando alguém pergunta pelo que estamos protestando garanto que muitos nem sabem dizer. Eu mesma não sei ao certo. Quando uma conhecida me perguntou, eu disse simplesmente que era em apoio ao que rolou em São Paulo e pela liberdade, pelo direito de protestar. Que coisa não? O que isso realmente significa? 

Precisamos de foco! Da minha parte, acho que estarei fazendo muito mais indo nas manifestações específicas contra a PEC 37 e contra o Estatuto do Nascituro do que farei indo na próxima manifestação genérica que vai ter na quinta-feira. Lutar é preciso. Mas lutar por lutar, sem ter um foco, um objetivo, e mais ainda, sem saber o que vai ser feito depois, não vai nos levar muito longe... 


Ps.: As fotos são minhas mesmo. Se alguém for utilizá-las, favor colocar crédito. 

sábado, 1 de junho de 2013

Valorize suas curvas!


Tem muitos dias que esse post não sai da minha cabeça. Então é hora de colocá-lo pra fora pra que ele possa gerar frutos. 

Daí que comecei a usar o lightroom e mexer com edição. Raramente publico uma foto sem "revelá-la". Mas não modifico os elementos da fotografia. Não retiro objetos da foto, não mexo nas rugas das pessoas e nem faço alterações radicais (suspeito até que o photoshop seja melhor pra isso que o lightroom). A única coisa que faço é mexer um pouco nas cores e iluminação.

Ok. E o que vocês tem com isso? Nada, não é? Isso aí é só a forma como gosto de trabalhar a minha fotografia. 

Acontece que me atormenta quando alguém pede pra mexer na foto. 
"Ai, me coloca mais magra (o)?" 
"Tira essa pinta horrível?"
"Me faz ficar mais bonita (o)?"

E é claro que na maioria das vezes esses pedidos vem de mulheres. O padrão de beleza imposto é altamente limitador e exclui a maioria das pessoas. Vejo mulheres bonitas colocarem fotos no facebook que sei que não condizem com a realidade. E pra que? Que diferença isso faz se ao se olharem no espelho a insatisfação permanece a mesma? É por que estarem dentro do padrão, ao menos na ilusória "vida" da rede social, vai aumentar sua auto estima?

Não, meninas, nada disso vai fazer vocês serem outra pessoa quando vocês se olharem no espelho. Vocês são lindas do jeito que são. E só a partir do momento em que concluírem isso é que se aceitarão genuinamente. A beleza é subjetiva. Tem pessoas que vão achar que você é feia e tem outras que vão achar que você é linda. Simples assim. 

Quem busca alcançar o padrão de beleza está fadado a ser infeliz, porque é uma meta impossível de ser atingida. Arrisco a dizer que não é nem mesmo saudável estar dentro desse padrão. Muitas adolescentes acabam anoréxicas por buscar um objetivo impossível. Isso é tão triste... 

Das muitas revoluções que o mundo precisa, taí uma bastante urgente: digam NÃO ao padrão imposto, digam não às mulheres artificiais moldadas a photoshop, sejam vocês mesmas, tenham orgulho de quem são. Falei, certa vez, pra minha mãe que não tiraria as rugas dela de uma fotografia porque ela deveria ter orgulho de cada traço que mostra a vida de lutas que ela tem vivido. 

Nós somos o que somos, se não tivermos orgulho de nós mesmas, quem mais terá?

Ficam dois vídeos inspiradores sobre o assunto:


Dove Retratos da Real Beleza




"TV Folha" acompanha ensaio fotográfico que mostra o "nu orgânico"
Esse é proibido para menores de 18 anos. Por isso não consegui anexá-lo como vídeo. Mas basta clicarem no link.

Ps.: O triste foi não achar uma imagem com mulheres gordinhas também... Pra vocês verem o que esse padrão faz...

Ps.2: Vale dizer apenas que não sou contrária a intervenções que façam com que a pessoa se sinta melhor consigo mesma ou medidas que retardem o envelhecimento, desde que isso seja feito por uma vontade própria e não uma vontade imposta.